Trello: uma ferramenta versátil para gerenciamento de projetos

Tanto para gerenciamento de projetos pessoais quanto para trabalho, o Trello é uma ferramenta para baseada na Web, extremamente versátil, se ajustando facilmente as necessidades do usuário.
O Trello utiliza o paradigma Kanban para gerenciamento de projetos, assim é possível visualizar todo o projeto em um só lugar. Seu Layout é dividido em quadro, listas e cartões.

Os quadros podem ser cridos de acordo com a sua necessidade, cada um com seus assuntos específicos. Os quadros possuem várias colunas de listas,  estas estão dispostas horizontalmente. Essas colunas de listas contêm os chamados cartões, Nos cartões que você pode adicionar com tópicos específicos e podem ser arrastados entre as listas de uma mesmo quadro, de modo a indicar o andamento das tarefas.


Um quadro do Trello


Nos cartões, é possível escrever comentários sobre o andamento das tarefas, criar checklists, adicionar links relacionados, adicionar anexos, definir prazos de entregas especificando o assunto de cada um deles.

Um cartão do Trello


Também é possível trabalhar é equipe, adicionando as pessoas envolvidas a uma determinada tarefa aos cartões. A interface do Trello é muito útil para isso pois os quadros podem ser compartilhados com qualquer  pessoa que tenha cadastro no Trello. Elas podem ser marcadas em múltiplos cartões de modo que todos da equipe saibam em quais tarefas um determinado membro está alocado.
Também é possível rotular os cartões por cores de maneira a sinalizar o status de determinado projeto ou atividade. Para marcar alguém no Trello e a pessoa receber a notificação, basta escreva o nome do usuário precedido do “@”.
O trello é gratuito, mas existe um plano pago, chamado de "Trello Gold" com mais funcionalidades. Vale a pela utilizar.

Comentários

  1. O trello também e muito bom para projetos Scrum + Kamban + Pomodoro, pois as três metodologias utilizam muito a representação de tarefas em forma de listas, de forma quase que simultânea.

    ResponderExcluir
  2. Ele é bom, porém até quando tinha visto, não tinha uma função básica que é dar acesso aos convidados a apenas anotar comentários nos cartões. Nem a versão paga fazia isso. A partir que vc coloca um membro, todos podem criar, excluir ou trocar os cartões de local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudson! Dei uma olhada no site deles e é possível sim adicionar um membro "observador" em um quadro. Porém infelizmente esse recurso está disponível apenas para a versão paga.

      Segundo o artigo no site deles:
      "Equipes que assinam o Trello Business Class podem adicionar "observadores" a quadros dentro de sua equipe. Os observadores são membros do quadro capazes de ver um quadro e os cartões dentro do quadro, fazer comentários nos cartões e votar nos cartões se o voto estiver habilitado. Os observadores não são capazes de mover ou editar cartões e não podem alterar as configurações."

      http://help.trello.com/article/732-adding-observers-to-boards

      Excluir
  3. Além disso tudo comentado o trello pode interagir com outras ferramentas como por exemplo o bitbucket e já vi até algumas formas de interagir com o Slack, que são ferramentas que complementam o trabalho da equipe.

    ResponderExcluir
  4. Utilizava o Trello para auxiliar no dev via SCRUM, porém hoje utilizamos o próprio BOARDS do GitHub, já que versionamos através dele e assim a integração é muito mais fácil, podemos fazer um commmit com a # do número da issue a qual o commit se refere e ficará no histórico da issue... Neste caso fica mais prático que o Trello...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OpenProject: um sistema de gerenciamento de projetos Open Source

ProjectLibre: um poderoso software de gestão de projetos gratúito